Avançar para o conteúdo principal

Até sempre meu amor...

Há muito tempo que não escrevia aqui no blogue. Há muito tempo que a motivação falta e a vida corre, sem me deixar grande margem para coisa nenhuma. Nenhuma mesmo.

Mas hoje ganhei coragem. O tema és tu. Porque és tu que estás gravado na minha alma, a ferro e fogo, és tu que me estás no pensamento a cada maldito segundo que passa. Tu... e a tua ausência. E tudo o que ela me causa.

Creio que criei um mundo imaginário na minha cabeça, um conto de fadas, sem qualquer sentido, no qual tu irias durar para sempre e que, eventualmente, eu ainda iria primeiro do que tu, só para não ter de sofrer a tua perda. Mas, efectivamente, este mundo era só meu e não faz sentido, porque a ordem natural da vida assim o diz. 

E, por isso, acabaste por me deixar. Por nos deixar. Pelo menos, fisicamente. Não sei descrever o que se sente, até para partilhar com quem nunca perdeu um Pai, porque nunca na vida se está preparado para isto. E não, não eras apenas um Pai. Eras um Pai com P grande, eras o meu melhor amigo, o meu confidente, o meu orientador, a minha bússula, a fonte de uma generosidade que nunca conhecerei em mais ninguém, a minha calma, o meu equilíbrio, a sapiência... e eu sei lá mais o quê. 

Daí que, meu caro Pai, a minha vida parou naquele dia 17 de Fevereiro. Ela acabou nesse dia e recomeçou no dia seguinte, de um modo que eu não conheço, ao qual eu não estou habituada, com o qual eu não sei lidar, ainda. Recomeçou, transformando-me completamente como ser humano, como alma. E sim, houve uma parte considerável da minha pessoa que morreu contigo, naquela madrugada.

Disse-te tantas vezes que te amava, mas mesmo assim, não sei se foi suficiente. Dei-te tantos mimos, tantos beijos e tantos abraços, que ainda assim considero escassos, para demonstrar o quanto te amava, ainda te amo e amarei para toda a eternidade. 

E hoje, sem ti, dou por mim a pensar que todo o meu cuidado, distanciando-me de ti para não corrermos o risco de te levar o bicho, não fez sentido nenhum. Acabaste por nunca apanhar o bicho, acabaste por nos deixar tão violentamente, tão dolorosamente, que talvez fosse preferível termos corrido todos os riscos do mundo. Sofreste como não me lembro de ver ninguém sofrer. E o que mais me dói, hoje, sem ti, é o teu olhar inocente, em sofrimento, um olhar tão profundo que não precisava de palavras... esse olhar penetrante que me dirigiste, no último dia que estivemos juntos, como que a dizer-me "eu já não vou sair daqui, deste Hospital". Não, não me lembro de ti num caixão de madeira, gélido e pálido. Não! Lembro-me desse dito olhar que me perfurou a pele, a carne, os ossos e a alma para sempre. 

E só um dia, quando eu conseguir chegar aí a cima, conseguirei verter todas as minhas lágrimas e dizer-te o quanto me magoou saber que sofrias, que sabias que não irias sobreviver. Porque tu sabias. E disseste-mo com o teu olhar. Aliás, nós não precisávamos de falar um com o outro.

Sinto-me lisonjeada, abençoada, por te ter tido como Pai, como mentor, como tudo. Sou grata de um modo tal, que só mesmo estando aí, desse lado, em energia, consegues perceber... acredito que agora, onde estás, nos consigas ler a todos. E acredito que sintas o inefável amor que te tenho, o grotesco sofrimento que guardo em mim, por trás de todos os sorrisos que esboço diariamente, por trás das frases de força que digo todos os dias.

Sou também grata por ter filhos. Porque se não os tivesse, não faria sentido viver sem ti... e... é isto... não sei mais como expressar o que significa perder, então, um Pai. Um Grande Pai. Quero que saibas que continuo a perguntar-te em pensamento tudo o que te perguntava, só para estar certa de que tomo as decisões correctas. Quero que saibas que percebo todos os teus sinais, orientações... 

E quero que saibas que quando chegar aí a cima, quero o abraço que a pandemia não me deixou dar-te no teu último dia. Quero um abraço de 10 minutos no mínimo. Quero que me dês colo, que me digas, como disseste, tantas e tantas vezes nestes últimos 2 anos, que te orgulhas de mim, que sou uma guerreira, que herdei de ti o melhor dos melhores, a força bruta de um furacão, a resiliência, a capacidade de trabalho e mais uma pipa de coisas. Quero que me digas que valeu a pena ser meu Pai, que cumpriste o teu papel, porque o meu caminho terminou e te orgulhou. Seja quando for que isto aconteça.

Até sempre pai. Até já.... até sempre meu amor...

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mulher Terror

Há uma paixão  em mim que é comum lá em casa: o terror. Adoro simplesmente bons filmes de terror - que são cada vez mais raros é verdade. Foi o Pedro que me pegou esta "pancada" quando ainda namorávamos e curiosamente, ele acabou por refrear mais os hábitos cinematográficos do que eu. The Mist, O Exorxista, The Ring, A Freira, It, Insidious, Exorcismo de Emily Rose, 13 Fantasmas, The others, A Mulher de Negro, são alguns dos mil nomes que adoramos. Menos sangue e mais espiritismo é a preferência lá de casa. A história é sempre a mesma: estava tudo bem, até alguém ser possuído pela entidade do mal. Estrabucha-se, faz-se um ritual de cura, umas vezes a coisa funciona, outras fica pior ainda. E eu acho, hoje em dia, que existe uma destas entidades malucas lá em casa que, volta e meia toma conta de mim. Não sei se é normal e se será comum às restantes astronautas, mas ela ataca sempre da mesma maneira. Primeiro, eu corro. Corro para todo o lado, acudo a todas as fr

Pai da minha alma, Homem da minha vida, meu grande Herói!

Não tenho uma família muito grande. Sempre fomos só os 4, eu, o pai, a mãe e a avó Mina. O meu pai é filho único, a minha mãe não, mas os irmãos moram longe e a convivência quase não existe. Portanto, fomos sempre os 4 e pronto. A minha avó, mãe do meu pai, sempre morou connosco e, por isso, a relação que tinha com ela era extraordinariamente próxima. Foi minha mãe todas as vezes que a minha mãe teve de se ausentar em trabalho. E foram mais que milhentas. O meu pai, por seu turno, era quem ficava comigo nas noites em que a mãe não estava e a avó trabalhava.  Sou menina do papá, sempre fui, com muito orgulho e o meu pai é e sempre foi o homem da minha vida. Tem defeitos, como todos nós, cometeu erros durante a minha infância com um enorme impacto na minha vida actual, mais ao nível da minha estrutura como pessoa mas é um Homem com H grande. Lutador, recto, exigente, brincalhão, inteligente, visionário, idónio, ponderado, discreto... um dos melhores gestores que alguma vez con