Avançar para o conteúdo principal

Ganhei o euromilhões

 

Sento-me no sofá para fazer um orçamento. E, simultaneamente, para ouvir o mundo à minha volta e, com ele, os meus pensamentos.

A vizinha de cima bate com as portas como se estivesse a praticar um desporto daqueles em que o objectivo é partirmos blocos de madeira enormes...

A Maria fala sem parar - gabo a paciência do Santo António, seu Professor, coitado - numa linguagem que eu não conheço, porque quando tinha a idade dela não havia Blackpink, nem Roblox, nem Sims, nem Blaya, nem Kevinho... eu sei lá. "Vês mãe, ela fingiu que era uma blogger famosa e pediu o meu pet! Nem acredito, que lata!!! Na na na, txunameri, tan tan tan" e por aí fora. 

Ao mesmo tempo, o Miguel corre desalmadamente pela sala, pára em frente ao armário dos CD's, tira-os todos em molhadas para o chão, arranca as prateleiras, dança um pouco ao som do "do you like that? tan ran ran hum hum" da irmã e, por fim, olha para mim de dedo a apontar para a testa e diz "cu cu, cu cu" que é, na sua linguagem maluco. 

Ainda penso em dizer ao Pedro "amor, já viste esta notícia" mas, assim que abro a boca, o Miguel corre para cima de mim, enche o meu colo de brinquedos, enquanto agita os braços em frente ao ecrã do computador e grita "ai ai ai , não há!!!", a Maria levanta o som da sua aparelhagem vocal e... esquece. Fico-me apenas com os meus pensamentos. 

O telefone vibra, mais um mail de um cliente, vou ao email e o Pedro começa um jogo de PS4. Aquele relato de bola no fundo, as cortinas a voar, porque o Miguel decidiu começar a corrida do esconde esconde, a Maria que comenta em Brasileiro - Deus me ajude - o jogo que não está a correr de feição... 

Bzzzzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!!!!!! O Miguel desistiu das cortinas e activou a mota de corda. Brrrrrrrrr pi piiiii... e o camião escavador que lhe deu a tia Susana e.... pim pim pim... cairam as bolas todas ao chão.

Continuo concentrada neste orçamento importante e, de relance, vejo a minha "sala" coberta de brinquedos e bolacha esmagada. Esquece Sílvia, continua o teu trabalho para mais depressa conseguires dar-lhes atenção. 

Só que, contrariado por qualquer pormenor que eu perdi no meio do orçamento, o Miguel inicia a sua hora de "carpidice" e atira-se para o chão a gritar desolado. Grita... bate com os pés e com as mãos no chão. Guincha, sem uma lágrima sequer. Tal pai, tal filha, um a jogar tranquilamente porque "ele tem de saber lidar com a frustração" (mas tem mesmo de ser agora?????? ouço o meu cérebro perguntar), o outro a cantar um inglês decorado baixinho, ora intercalado com um txa txa tun tstum, ora com um "fala sério bicho!"....

Mas estou mesmo a terminar o orçamento. E o Miguel continua a chorar. Mais uma bola de Natal para o chão com a raiva que nem ele sabe porque tem. Mais um "é falta paaaaaaaaaaaaaaaa, isto está viciado, pá!!!", mais um "tudo rosinha, tudo rosinha" e já está...

Dói-me a cabeça. Apetece-me levantar e trancar-me por dentro no quarto. Não, não, já sei!! Apetece-me embrulhá-los em papel de Natal e pendurá-los lá fora, no estendal. 

Só que... eu ganhei o euromilhões. E sim, se não houvesse Covid e eu não contasse tostões vinha o terceiro. A minha tão desejada Maria Olívia... ou, quiçá, um João Maria para ajudar a rebentar o resto da árvore... e sabem, não consigo imaginar a minha vida em silêncio por mais do que 1 dia. 

Não quero nem pensar na dor de perder isto, este tesouro, esta riqueza, este trio por que me levanto todos os dias da minha vida. Sou uma sortuda. E sim, ganhei o euromilhões.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mulher Terror

Há uma paixão  em mim que é comum lá em casa: o terror. Adoro simplesmente bons filmes de terror - que são cada vez mais raros é verdade. Foi o Pedro que me pegou esta "pancada" quando ainda namorávamos e curiosamente, ele acabou por refrear mais os hábitos cinematográficos do que eu. The Mist, O Exorxista, The Ring, A Freira, It, Insidious, Exorcismo de Emily Rose, 13 Fantasmas, The others, A Mulher de Negro, são alguns dos mil nomes que adoramos. Menos sangue e mais espiritismo é a preferência lá de casa. A história é sempre a mesma: estava tudo bem, até alguém ser possuído pela entidade do mal. Estrabucha-se, faz-se um ritual de cura, umas vezes a coisa funciona, outras fica pior ainda. E eu acho, hoje em dia, que existe uma destas entidades malucas lá em casa que, volta e meia toma conta de mim. Não sei se é normal e se será comum às restantes astronautas, mas ela ataca sempre da mesma maneira. Primeiro, eu corro. Corro para todo o lado, acudo a todas as fr

Até sempre meu amor...

Há muito tempo que não escrevia aqui no blogue. Há muito tempo que a motivação falta e a vida corre, sem me deixar grande margem para coisa nenhuma. Nenhuma mesmo. Mas hoje ganhei coragem. O tema és tu. Porque és tu que estás gravado na minha alma, a ferro e fogo, és tu que me estás no pensamento a cada maldito segundo que passa. Tu... e a tua ausência. E tudo o que ela me causa. Creio que criei um mundo imaginário na minha cabeça, um conto de fadas, sem qualquer sentido, no qual tu irias durar para sempre e que, eventualmente, eu ainda iria primeiro do que tu, só para não ter de sofrer a tua perda. Mas, efectivamente, este mundo era só meu e não faz sentido, porque a ordem natural da vida assim o diz.  E, por isso, acabaste por me deixar. Por nos deixar. Pelo menos, fisicamente. Não sei descrever o que se sente, até para partilhar com quem nunca perdeu um Pai, porque nunca na vida se está preparado para isto. E não, não eras apenas um Pai. Eras um Pai com P grande, eras o meu melhor a

Pai da minha alma, Homem da minha vida, meu grande Herói!

Não tenho uma família muito grande. Sempre fomos só os 4, eu, o pai, a mãe e a avó Mina. O meu pai é filho único, a minha mãe não, mas os irmãos moram longe e a convivência quase não existe. Portanto, fomos sempre os 4 e pronto. A minha avó, mãe do meu pai, sempre morou connosco e, por isso, a relação que tinha com ela era extraordinariamente próxima. Foi minha mãe todas as vezes que a minha mãe teve de se ausentar em trabalho. E foram mais que milhentas. O meu pai, por seu turno, era quem ficava comigo nas noites em que a mãe não estava e a avó trabalhava.  Sou menina do papá, sempre fui, com muito orgulho e o meu pai é e sempre foi o homem da minha vida. Tem defeitos, como todos nós, cometeu erros durante a minha infância com um enorme impacto na minha vida actual, mais ao nível da minha estrutura como pessoa mas é um Homem com H grande. Lutador, recto, exigente, brincalhão, inteligente, visionário, idónio, ponderado, discreto... um dos melhores gestores que alguma vez con